domingo, 13 de março de 2011

Motivação

Muitas histórias tem suas mensagens motivacionais e já usei várias como filosofia de vida, tal como Hakuna Matata, que vem do idioma suaíli, que significa não há problemas, mas a que mais mexe comigo atualmente e me faz sempre seguindo é a mensagem da Dori em Procurando Nemo: continue a nadar. A imagem que me vem a mente é a jornada do Marlin atrás  do seu filho e a Dori, que mesmo com seus problemas de memória, está sempre lá motivando-o e dando seu apoio total e, mesmo quando ele perde as esperanças e não tem mais o que fazer, lá vem ela com todo seu humor e garra cantando: continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar, pra achar a solução, nadar, nadar... acho que esta foi a melhor sacada das mensagens motivacionais em histórias. Quando estamos com problemas e desmotivados a tendência é nos retraírmos e querer parar, desistir, jogar tudo pra cima. Mas será que é o melhor? Será que é mesmo o que deve ser feito? Em momentos difíceis eu costumo me isolar, ficar meio pra baixo e treinando o meu psicológico, me automotivando para que eu continue a minha jornada, pois eu sei que sou maior que tudo que possa me atrapalhar. As vezes nem precisamos bater de frente com os problemas, é como um barco em meio a uma tempestade, o jeito é parar e esperar a tempestade parar, pra só então continuar com sua jornada. 

A vida é cheia de surpresas, mas o mecanismo que nos move é igual pra quase tudo. Falamos em metáforas, mas é só mudar a situação e o personagem que a lógica da resolução do problema é a mesma. As situações são variadas, mas a forma de pensar e agir devem ser iguais. Por isso coloco em minha mente que "continuar a nadar" é o melhor meio de chegar ao meu destino.

Sempre em frente, não temos tempo a perder.
Nosso suor sagrado, é bem mais belo que esse sangue amargo.

Nenhum comentário: