terça-feira, 15 de março de 2011

Inconstante

A vida é totalmente inconstante. Quem pensa que tem o controle sobre a própria vida está totalmente enganado. Tem situações que estão fora do nosso alcance determinar. Cabe-nos a tarefa de tentar forçar um equilíbrio nas mais diversas situações, mas é algo quase que impossível o controle total de nossas vidas. O mais intrigante é que não temos descanso, ficamos sempre alertas aos acontecimentos, pois estamos acostumados a, quando menos esperamos, acontecer algo de ruim, ou até mesmo diferente. É tão instintivo que quando estamos em plena sintonia e equilíbrio achamos que tem algo de errado, pois estar bem é anormal. Ficamos tanto tempo apreensivos e recuados para com os acontecimentos que acabamos não nos desligando das possibilidades de algo acontecer.

Na prática, a vida é uma caixinha de surpresas e não tem como prever quando algo acontecerá. É uma doença repentina, um acidente, uma surpresa boa, uma pessoa que vai, uma pessoa que vem. Essa inconstância que faz com que nossa vida tenha graça. São os obstáculos que fazem com que nós aprendamos a lidar com a tão complicada vida. Qual seria a graça da vida se ela fosse fácil e previsível? Realmente, nossa vida aqui não é uma simples estadia de descanso, estamos em eterno aprendizado. A vida nada mais é que uma grande escola que nos ensina sobre moral, ética, respeito, sobrevivência, consciência e atitudes.

Vemos por aí muita gente desperdiçando essa oportunidade e vivendo a vida como uma longa temporada de férias. Não digo que devemos deixar de curtir, simplemente creio que devemos curtir e aproveitar esta oportunidade única. É exatamente como na escola: passamos toda nossa infância e parte da adolescência com a obrigação de estudar, porém toda a parte divertida e de descontração que tivemos foi lá. Ou seja, aproveitar a vida como uma enorme instituição de ensino, pra aprender, brincar, descontrair e compartilhar conhecimentos.

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei, que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita

Nenhum comentário: